sábado, 23 de janeiro de 2010

Escotismo


Escotismo ou escutismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ramo Pioneiro

Aviso: Estão abertas inscrições para ingresso no Clã Pioneiro do Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro. Os interessados procurar os mestres-pioneiros ou enviar e-mail candidatando-se às vagas existentes. No momento dispomos somente de 4 vagas abertas a jovens de ambos os sexos com faixa etária entre 18 a 20 anos da comunidade piripiriense. Sempre Alerta Para Servir!


Ramo Pioneiro

O Clã Pioneiro é o ramo escoteiro em que ficam os jovens adultos de 18 a 21 anos incompletos de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do pioneiro ou da pioneira visam aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço a comunidade e o exercício de cidadania com base nos valores da Promessa e Lei Escoteira.

O lema pioneiro é SERVIR.

A unidade onde ficam os pioneiros e pioneiras é chamado de Clã. O Clã Pioneiro pode ser masculino, feminino ou misto. O Clã é orientado por um Mestre Pioneiro e/ou uma Mestra Pioneira que podem ter seus assistentes. A Comissão Administrativa do Clã ou o Conselho do Clã é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos de administração, finanças, disciplina e programação. A Comissão Administrativa do Clã ou o Conselho do Clã é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos de administração, finanças, disciplina e programação. O Mestre Pioneiro detém o poder de veto, que deverá exercitar em casos excepcionais de forma a balizar as atividades dentro dos princípios do Escotismo.

Principais Atividades

Por ser um ramo cujos membros são todos maiores de idade, o Clã possui uma autonomia única dentro do escotismo para elaboração de suas atividades. Por excelência, o Clã deve focar suas atividades no “Servir”, tanto no servir ao grupo escoteiro, atuando como assistente de tropa, quanto no servir a comunidade em atividades comunitárias, mutirões, ações ecológicas, doação de sangue, etc. Nada impede, porém, dos pioneiros realizarem atividades típicas dos outros ramos, como assistir palestras, participar de debates, acampamento, excursões. Visitas a outros grupos escoteiros etc.

Virtudes Pioneiras X Leis Escoteiras

Diferente dos demais ramos, além de respeitar e cumprir a Promessa e a Lei Escoteira, os pioneiros seguem um código moral definido pelas virtudes pioneiras.

VERDADE. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida.

LEALDADE. O Escoteiro é leal.

ALTRUÍSMO. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
FRATERNIDADE. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.

PERFEIÇÃO. O Escoteiro é cortês.

BONDADE. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.

EFICIÊNCIA. O Escoteiro é obediente e disciplinado.

FELICIDADE. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.

CONSCIÊNCIA. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.

PUREZA. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Objetivos e o Lema "Servir"

O Pioneirismo é "uma ação ativa e efetiva sobre todos os componentes da estrutura individual" porque cria condições, no sentido de desenvolver, no jovem, os valores referentes à reflexão, à ação e à avaliação, utilizando, para isso, o Clã como meio. O Lema Pioneiro "SERVIR" foi adotado por B.P com base no escudo de armas do Príncipe de Gales, título que até hoje é utilizado pelo futuro herdeiro da Coroa Britânica.

Como Surgiu

A guerra de 1914, entretanto, impediu que a Sociedade se desenvolvesse. Ao término da guerra, o problema dos jovens assumiu importância maior, por causa dos que descobriram a existência do Escotismo, mas já haviam ultrapassado a idade de 16 ou 17 anos de idade. Assim, em setembro de 1918, foi escrito um folheto intitulado "Regulamento dos Rovers" (Pioneiros), dentro do Movimento Escoteiro. Em 1920 foram publicados, em duas partes, "Notas sobre o Adestramento dos Rovers".O passo seguinte, importante para o desenvolvimento do Pioneirismo, foi à publicação por Baden-Powell de seu livro "Caminho para o Sucesso", com o objetivo de estimular, inspirar e aconselhar os Pioneiros.

Mestre-Pioneiro: Romerio de Oliveira Lima
e-mail: romerio@correios.net.br
Mestre-Pioneira: Maria dos Remédios da Silva Santos Oliveira Lima
e-mail: professoraremedios@bol.com.br

Seguidores