terça-feira, 29 de março de 2011

Morre o ex-vice-presidente da República José Alencar, "Uma vez escoteiro, sempre escoteiro"


O ex-vice-presidente da República, José Alencar, morreu às 14h41 desta terça-feira, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, de câncer e falência de múltiplos órgãos. Alenc
ar lutava contra o câncer havia 13 anos. Nos últimos quatro, desde que descobriu um novo tumor, enfrentou 13 cirurgias com confiança ("estou acostumado a montar em cavalo bravo"), bom humor ("estamos espantando o câncer no tiro") e serenidade ("vamos ao jogo da vida"). Mais do que as realizações políticas ou profissionais, foram grande perseverança e a vontade de viver que comoveram o país e transformaram José Alencar num exemplo para o país.
O médico Paulo Hossi, oncologista que cuidava de Alencar, disse que a equipe médica esteve ao lado do ex-vice-presidente até o último momento. “É algo que você espera, mas não deixa de ser uma notícia muito triste", afirmou. "A família esteve forte junto com ele." Hossi explicou a decisão por sedá-lo no momento em que chegou ao hospital na tarde de segunda-feira. "A utilização desses medicamentos foi uma opção da junta médica para o tratamento da dor", explicou Hossi. "Ele chegou ao hospital dessa última vez já em estado crítico.”
Empresário bem-sucedido do ramo têxtil, José Alencar Gomes da Silva nasceu em Muriaé (MG), em 17 de outubro de 1931. Foi um autêntico self-made man. Décimo primeiro filho de uma família humilde de quinze irmãos, saiu cedo de casa e começou a trabalhar aos 14 anos como balconista numa loja de tecidos, na Zona da Mata mineira. Nessa época, o dinheiro era tão curto que Alencar não tinha como pagar um quarto de pensão - alugava, então, uma cama no corredor do pensionato. Nas décadas seguintes, construiria um império têxtil, com fábricas em vários estados brasileiros e no exterior.
Só assumiu um cargo público aos 67 anos, em 1999, eleito senador por Minas. Bancou quase 100% das despesas de campanha: foram 3,8 milhões de reais. O grande salto político viria em 2002, quando, por um acordo inusitado, compôs chapa à Presidência com o PT de Luiz Inácio Lula da Silva. O recado pretendido era claro: a união entre o empresário e o ex-operário, o capital e o trabalho. O acordo assegurou ao PT mais um minuto e 24 segundos de propaganda eleitoral na TV - além do apoio posterior de uma bancada de 22 deputados federais e um senador.
Cruzada - No posto de segundo homem da República, a atuação de Alencar variou entre a discrição e ataques ao próprio governo. Logo após assumir seu mandato de vice, iniciou críticas à política econômica de seu próprio governo. Dizia que os juros altos eram um desserviço ao país e prejudicavam a população mais pobre, chegando a propor que políticos tomassem o lugar dos técnicos do Banco Central. Disse que os juros do BC não são uma forma de controlar a inflação, mas um despropósito e um “assalto”.
Apesar de não assinar formalmente, endossou um “manifesto” de seu partido à época, o PL, que afirmava que por causa dos juros altos “a estabilidade social está comprometida e, caso essa situação não seja revertida no curto prazo, a própria estabilidade política corre risco”. O documento culpava claramente a política econômica e pregava a “redução do superávit” das contas públicas, “aumentando o dispêndio público sem aumentar a carga tributária”.
‘Caixa três’ - Em 2005, o nome do então vice-presidente foi envolvido no episódio das camisetas vendidas ao PT. Reportagens revelaram que a empresa Coteminas - gigante têxtil de propriedade de Alencar - recebera do Partido dos Trabalhadores, em dinheiro vivo, 1 milhão de reais. O montante seria parte do pagamento de uma dívida de 12,2 milhões de reais, contraída nas eleições municipais de 2004 para a confecção de 2,7 milhões de camisetas.
Inicialmente, o então tesoureiro do partido, Delúbio Soares, disse que o pagamento constava da contabilidade oficial do PT. Depois, afirmou que o dinheiro veio dos empréstimos que o lobista Marcos Valério, notabilizado no escândalo do mensalão, avalizara para o partido. Mais tarde, Valério divulgaria uma lista dos repasses que ele teria feito em nome do PT. O dinheiro pago à Coteminas não constou da relação. “Ou Valério omitiu o nome de José Alencar ou estamos diante de um caixa três do PT”, acusou o então deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR), da CPI dos Correios.
Sobraram dúvidas também do lado da Coteminas. O preço das camisetas estava acima do mercado e, embora a dívida nunca tenha sido integralmente paga pelo PT, a Coteminas não entrou na Justiça para cobrá-la.
Defesa - Entre novembro de 2004 e março de 2006, Alencar ocupou o Ministério da Defesa. Sua atuação à frente da pasta rendeu dissabores. Nacionalista empedernido, o vice-presidente não tirava da cabeça a idéia de salvar a combalida Varig, ainda que às custas dos cofres públicos. Comandou uma atrapalhada ação de lobby em benefício da companhia aérea – que, desde 1996, movia um processo contra o governo em que pedia 4,6 bilhões de reais por perdas provocadas, conforme a alegação, por planos econômicos que vigoraram entre 1985 e 1992.
Em 2007, o caso chegou à esfera do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em março de 2008, Alencar, por sua conta e risco, decidiu procurar o presidente do STJ, Edson Vidigal, para defender um acordo extrajudicial por meio do qual o governo desistiria de recorrer contra a Varig no processo.
Polêmica – Em 24 de setembro de 2009, no dia em que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovava uma resolução para conter a disseminação das armas nucleares no mundo, Alencar defendeu que o Brasil precisaria dos artefatos para ter “mais respeitabilidade”. Justificou-se dizendo que uma bomba atômica seria de grande importância para defender o patrimônio do Brasil, a extensa fronteira e o recém-descoberto pré-sal.
Em sua declaração, disse que um exemplo de como pode ser vantajoso dominar a tecnologia nucelar seria o Paquistão, que, apesar de ser um país pobre, tem assento em muitos organismos internacionais. Alencar ainda chegou a criticar os brasileiros, dizendo que “às vezes somos muito tranquilos” e que precisávamos avançar na tecnologia nuclear.
Império têxtil - Os primeiros passos do megaempresário José Alencar foram dados atrás de um balcão, em uma loja de tecidos na cidade natal de Muriaé, em 1946. Ele tinha então 14 anos e, com o apelido de “Zé Kaquim”, fez fama como vendedor. Aos 18 anos, com um empréstimo do irmão Geraldo Gomes da Silva, abriu seu primeiro negócio, um pequeno armarinho em Caratinga, na zona da mata. Começava aí sua história de sucesso.
Em 1960, assumiu em Ubá a direção da tecelagem União dos Cometas. Não demorou para tornar-se presidente da Associação Comercial local, posição em que apoiou o golpe militar de 1964. A fortuna viria na década seguinte. Conseguiu, nessa ocasião, seu primeiro financiamento da Superintendência para o Desenvolvimento do Sudeste (Sudene), para instalar uma fábrica de tecidos no norte de Minas. A Coteminas foi classificada na faixa de prioridade “A”: a categoria obrigava o órgão a investir no negócio três vezes mais do que os seus donos.
Após a eleição, em 2002, o comando da empresa trocou de mãos. No lugar do self-made man José Alencar, assumiu a presidência seu filho, Josué Christiano Gomes da Silva, então com 38 anos. Homem de educação refinada, Josué foi um aluno brilhante: concluiu entre os primeiros da classe os cursos de direito e engenharia, além do MBA da Universidade Vanderbilt, no Tennessee.
A Coteminas é dona de marcas como Artex, Santista, Calfat e Garcia. Em outubro de 2005, anunciou uma associação com a Springs, com sede nos Estados Unidos, a maior indústria americana no setor de cama, mesa e banho. A união resultou na formação da maior companhia do setor no mundo, batizada de Springs Global, com 25.000 funcionários, 36 fábricas e faturamento de 2,4 bilhões de dólares.
Família - Alencar deixa a mulher, Mariza, os filhos Josué Christiano, Patrícia e Maria da Graça, além de netos. Conforme decisão da Justiça – de primeira instância -, deixa também Rosemary de Morais, professora aposentada de 55 anos, que em 2001 entrou em 2001 com um pedido de reconhecimento de paternidade. Alencar se negou a fazer o teste de DNA, mas teve a paternidade presumida em 2010, de acordo com uma lei promulgada pelo próprio governo do qual foi vice-presidente.

terça-feira, 22 de março de 2011

Quem está oculto no foto? n° 2

Quem é esta escoteira tão charmosa??

Quem está oculto no foto? Resposta nº 1

Resposta: É uma pena ninguém ter acertado!
Como comentou Romério Filho e Rutherlle (inconfundível a barriga a barriga do Chefe Lenivaldo... kkkkk)


1. Ch. Lenivaldo 2. Sênior Ricardo 3. Escoteiro Raul e 4. Escoteiro Laércio.


A foto foi de uma atividade realizada no Horto Florestal em 06 de 03 de 2005.
Estavam reunidas todas as seções do grupo por ocasião do aniversário do GEES. 




















Vou facilitar da próxima vez !

segunda-feira, 14 de março de 2011

VII ENED – 16 a 18/09/11 -Teresina/PI

Prezados colegas,

A Região Escoteira do Piauí agradece a todos que enviaram suas sugestões para o ENED 2011, continuem mandando, o encontro é nosso e a comissão esta analisando com carinho cada uma.

O local e os valores já estão definidos e seguem abaixo para que todos comecem a se organizar (fazer a poupança) o edital com maiores detalhes e a ficha de inscrição serão divulgados no próximo mês de fevereiro.

Lembramos que a presença de todos, além de indispensável, será uma grande alegria para nós.



VII ENED – ENCONTRO NORDESTE DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES
TERESINA/PI – 16 a 18 de SETEMBRO DE 2011




Teresina é a única capital do Nordeste que não possui litoral. Mas o mar negado à cidade foi compensado pela natureza com dois rios generosos que a banham: o Parnaíba e o Poty. Por essa característica, há quem chame a capital piauiense de Mesopotâmia do Nordeste. A presença dos rios é marcante na vida dos teresinenses. A origem da cidade está ligada ao rio Poty, que deu nome à Vila Nova do Poty, depois denominada Teresina, em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, mulher de Dom Pedro II. 

Na zona norte da cidade, os dois rios se unem e se transformam num só leito em direção ao Atlântico. O espetáculo, de rara beleza, forma o encontro das águas. No lugar há um parque ambiental, com mirante, para que a paisagem possa ser apreciada bem de perto. Lá também é possível encontrar algumas peças de cerâmica do rico artesanato de Teresina e um monumento que ilustra a lenda do Cabeça de Cuia, personagem do folclore local. 

Além das águas, o verde é outro elemento natural que caracteriza a cidade, a tal ponto que fez com que o poeta Coelho Neto a batizasse carinhosamente de “Cidade Verde”. 

A denominação tem sua razão de ser. Teresina é cercada por praças e parques arborizados com grande variedade de espécies. As plantas ajudam a amenizar o clima quente de uma cidade onde é sempre verão, embora haja uma estação chuvosa bem definida entre dezembro e abril. Mesmo com as chuvas, porém, há um calor constante aquecendo as ruas e o coração de um povo que é, acima de tudo, hospitaleiro. 

Texto de Suzane Jales extraído da Revista Fácil 


LOCAL: 

CASA DE RETIROS SANTO AFONSO RODRIGUES, localizada na Rodovia PI 112, Km 9 – Socopo -Teresina, PI – Cep. 64070-970. É um espaço cercado de área verde onde são realizados encontros e retiros. 




A taxa cobrirá os seguintes custos: 

Organização do Evento; 
Material de expediente, didático e de apoio; 
Transporte relativo aos traslados locais 
Transporte do city tour na cidade; 
Participação no Evento, Alimentação (café da manhã, almoço e jantar), iniciando com o jantar do dia 16/09/11 e terminando com o almoço do dia 18/09/11. 

Observações:

Taxas pagas não serão devolvidas, podendo ser transferidas desde que avisado com antecedência de 30 dias da data do evento. 

Poderão participar Sêniores e Pioneiros no evento Fórum de Jovens Líderes, evento paralelo ao VII ENED.

Sempre Alerta para Servir! 


Maiores Informações
Hilda Almeida 
Membro da Comissão Organizadora do VII ENED. 
E-mail – hildamcpa@bol.com.br 
Fone: (86) 3236-4224/9925-6503 

Aniversariantes do Mês de Março!





05/03 - ISADORA NOANDA BARBOSA SOUSA / Escoteira

10/03 - TARCISO PEREIRA DOS SANTOS JUNIOR - Ex Chefe Escoteiro - atualmente em Belém

22/03 - MATHEUS VINICIUS DE BARROS PAIVA - Escoteiro

23/03 - AGEU MORAIS OLIVEIRA GOMES - Sênior

XX ASSEMBLÉIA REGIONAL DA UEB – PI

Oito escotistas (Ch.Honorato, Ch.Vânia, Ch. Rogério, Ch. Romério, Ch. Remédios, Chefe Lenivaldo, Ch. Aurélio, Ch. Denilson) e um Sênior (Freidivan) do Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro marcaram presença na XX Assembléia Regional da UEB-PI, no dia 13 de março (domingo) na Sede Regional Escoteira em caráter ordinário, para tratar da seguinte ordem do dia: 

1° Oração e Bandeiras; 

2° Eleição da Mesa Diretora; 

3° Deliberação e aprovação da ata da 19ª Reunião Extraordinária da Assembleia Regional Escoteira; 

4° Deliberação sobre o Balanço do Exercício Anual 2010 da Diretoria Regional do Piauí, mediante parecer da Comissão Fiscal Regional; 

5° Eleição de um Delegado para representar a Região na XVIII Assembleia Nacional (Brasília – DF); 

6° Eleição de um candidato a candidato ao Conselho de Administração Nacional; 

7° Assuntos Gerais; 

8° Coquetel de encerramento. 

A mesa diretora foi composta da seguinte maneira:
Presidente: Tiago Castelo Branco Ribeiro - 12° G.E Dom Severino
Vice-presidente: Francisca Genuína Soares Lima - 12° G.E Dom Severino
1° secretário: Bruno Holanda de Carvalho - 1° G.E Visconde Cairu
2° secretário: Maria dos Remedios da Silva Santos Oliveira Lima - 2° Grupo Erivaldo Sandro

Decisões aprovadas:
Aprovada sem rasuras a ata da 19ª Reunião Extraordinária da Assembleia Regional Escoteira;

Chefe Jesieldo Lima Nunes dos Santos - 1° G.E Visconde Cairu foi aclamado por unanimidade como o Delegado que representará a Região Escoteira do Piauí na XVIII Assembleia Nacional (Brasília – DF);

Não houve voluntários que se manifestassem a candidato a candidato ao Conselho de Administração Nacional; 

Nos assuntos gerais foi solicitado pelo Chefe Romério Lima, representando os radioamadores -escoteiros e o grupo de Escoteiro Erivaldo Sandro a mudança da data do XXIV Elo Escoteiro Nacional para o mês de novembro, pois no mês de outubro coincide com duas datas importantes para os mesmos: 54° JOTA / 15° JOTI  e festejo de Nossa Senhora dos Remédios (Piripiri), onde tradicionalmente o grupo escoteiro desempenha um importante trabalho social  há mais de 23 anos. Aprovada por unanimidade a decisão, ficando a cargo do Coordenador Geral do ELO, Chefe Jesieldo Lima a definição da data de realização. 

Chefe Luís Carlos de Oliveira Silva – Cerimonialista da Assembléia e Diretor de Comunicação da Região Escoteira falou sobre o Trabalho Educativo da Coordenadoria da Juventude de Combate ao Crack observando que a campanha não se limita apenas no combate ao crack, mas a todas as drogas. Porém, dá mais ênfase ao crack, porque está afetando mais o povo piauiense e degradando a juventude de uma maneira geral no Piauí. Ele será o responsável por visitar os Grupos Escoteiros do Piauí divulgando a campanha e estimular a adesão dos grupos escoteiros a abraçar a causa promovendo palestras ao seus membros e/ou escolas, visando tocar no coração daquele que já é viciado, bem como alertar os pais e prevenir as pessoas que ainda não provaram qualquer tipo de droga, principalmente o crack.

Chefe Elton Maycon, Diretor de informática da Região Escoteira, apresentou o pré-projeto do site oficial da Região Escoteira do Piauí, segundo o mesmo está quase finalizado faltando somente alguns ajuste para que o mesmo seja colocado no ar.

Ch. Hilda Almeida - 9° G.E Padre Homero deu maiores informações sobre o 7° ENED - Encontro Nordeste de Escotista e Dirigentes que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro em Teresina/PI divulgando a tabela do valor da inscrição e confirmando que já estão recebendo as mesmas. Solicitou ainda que fosse divulgada e estimulada a participação de jovens a partir dos 15 anos para participar de um evento chamado Fórum dos Jovens Líderes que acontece paralela ao ENED. Chefe Gomes complementou apresentando a logomarca do evento.

Chefe Monalisa, 3° G.E Nitish Laharry convidou aos presentes a formarem equipes para participar de um torneio de futsal coordenado pela mesma objetivando a interação entre os grupos e contribuir com uma ação social (doação de leite em pó) para a instituição frederico Ozanam.

Houve ainda a Cerimônia de entrega dos Cadernos aprovados de Estudos Teóricos e Prática Supervisionada -  Curso Avançado - Linha Escotista, Ramo Escoteiro dos Chefes Romério de Oliveira Lima e Maria dos Remédios da Silva Santos Oliveira Lima (ambos do 2°/ PI - G.E. Erivaldo Sandro). A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Curso DCIM Chefe Antonio Gomes de Araújo.

 Após a Assembleia  foi servido um coquetel aos presentes oferecido pela Região Escoteira. 

 






sábado, 12 de março de 2011

Quem está oculto no foto?

Vamos iniciar uma maravilhosa brincadeira com fotos antigas do nosso grupo escoteiro.

Será sempre postado uma foto de atividades realizadas até o ano de 2010. Em cada foto, serão ocultados o rosto de alguns membros (no máximo 4) onde por meio de comentários você citará os nomes dos membros e em poucas palavras descreverá em que ocasião a foto realizada. 

A revelação da fotografia original e os nomes dos membros ocultos ocorrerá de duas maneiras: no momento que existir um comentário com as respostas corretas ou após dez comentários incorretos.

Para poder enviar um comentário, você precisa tornar-se um seguidor do blog.

Boa sorte a todos e divulguem aos colegas esta gostosa brincadeira! 

foto 1.


terça-feira, 8 de março de 2011

Comemoração do 24° ano do G.E. Erivaldo Sandro

Aconteceu hoje (08/03/2011) na sede do 2°/PI G.E. Erivaldo Sandro a comemoração do 24º aniversário de atividades e serviços prestados à comunidade piripiriense.

A programação constou com:
  • exposição de fotografias de antigas atividades retratando a trajetória destes 24 anos de atuação;
  • apresentação de slides descrevendo o histórico desde a fundação;
  • galeria de ex-Diretores-presidentes;
  • vídeos de atividades recentes;
  • Coquetel confraternizante.
Um dos pontos mais importantes e emocionantes foi a inauguração do Auditório Alice Nunes dos Santos. Homenagem prestada a esta grande mulher, incentivadora e apaixonada pelo Escotismo de Piripiri.  





A programação do dia se encerrará com a Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios às 19:00h. Contamos com a presença de todos!

Sempre Alerta!

08 de março - Dia da Mulher



Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana.

Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro.


Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. 

Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida.

Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada.

Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.

Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida.

Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.


Autor: (Desconhecido)

segunda-feira, 7 de março de 2011

8 de março - Aniversário do G.E Erivaldo Sandro

No dia 08 de março será comemorado o 24° aniversário do G.E Erivaldo Sandro.


Uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que os anos vividos nos concedem. Aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias. 
Hoje mais uma janela se abre diante de nossos olhos, mais um espinho foi retirado da flor, restando somente a beleza de tão bela data.
Os sintomas da felicidade se traduzem no otimismo, na fé, na esperança, no empenho de poder ser melhor a cada dia, de podermos contar com os amigos.
Continuemos firmes nos caminhos da honestidade, da verdade, da fraternidade,  trilhando pelos vales da vida, pois um dia encontraremos o mais belo jardim. "A felicidade".
Que essa data sirva para que possamos manter a simplicidade de caráter,  o compromisso com a nossa Pátria, o serviço ao nosso próximo que caracteriza nossa identidade.

Parabéns a todos os membros do Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro!


Reviver o passado é viver novamente...












Novos membros no Clã Pioneiro

         No dia 05 de março de 2011, aconteceu a passagem dos sêniores Rogério Moreira Júnior e Thiago de Brito Sousa Ximenes para o Clã Pioneiro. A cerimônia foi realizada na Praça da Saudade e contou com a presença do Presidente do G.E. Erivaldo Sandro, chefia das tropas Escoteira, Senior,  Clã Pioneiro e membros juvenis.
          Na ocasião também aconteceu o ingresso da jovem Sandra Regina da Silva Dias como nova escudeira do Clã.
        Parabéns aos novos escudeiros e votos de sucesso nessa nova jornada no Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro!


quarta-feira, 2 de março de 2011

ESTATUTO DO GRUPO ESCOTEIRO ERIVALDO SANDRO

Artigo 2º - Da Diretoria

a.    Da estrutura: será eleito um Diretor Presidente pela Assembléia Geral do Grupo, que receberá um certificado do presidente daquela Assembléia que lhe dará direito de dirigir o Grupo por 2(dois) anos. Serão nomeados todos os outros diretores, sendo obrigatório a nomeação imediata dos diretores administrativo, financeiro e técnico. A Diretoria nomeará tanto quantos forem necessários novos diretores;
b.    Eleição: A Diretoria deve se preocupar com nova eleição da mesma e da Comissão Fiscal sempre que estiver terminando o seu mandato, convocando a Assembléia e realizando-a no mês de novembro do seu último ano. Dando posse até o dia 1º de janeiro à nova Diretoria e Comissão Fiscal (caso não haja posse até 1º/janeiro, elas estarão automaticamente empossadas);

Artigo 3º - Da Comissão Fiscal

a.    Composição: A mesma definida pela União dos Escoteiros do Brasil - Direção Nacional, sendo que opcional os suplentes, pois caso haja afastamento de alguém, se fará eleição ou nomeação imediata;
b.    Eleição: Será eleito o presidente, sendo os outros nomeados pelo mesmo.
c.    Cabe a Comissão Fiscal o disposto no Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil - Direção Nacional;

Artigo 4º - Da Assembléia Geral

a.    Reunião ordinária anual: 1 (uma), no mês de fevereiro para aprovação do balanço anual da diretoria e eleição de delegados junto à Região Escoteira do Piauí;
b.    Reunião ordinária bienal: 1 (uma), para eleição da Diretoria e Comissão Fiscal de Grupo, no mês de novembro;
c.    Reuniões extraordinárias: Quantas forem necessárias, convocadas pela Diretoria, ou Comissão Fiscal, ou ainda por 1/3 (um terço) de seus integrantes, estando estes registrados na União dos Escoteiros Do Brasil;
d.    Presidente e Secretário: será feita eleição no início de cada reunião para presidente e secretário daquela reunião, ou ainda, sem eleição o presidente e secretário da Diretoria serão os da Assembléia caso ninguém se oponha;
e.    Competência: Todo o disposto no Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil.

Artigo 5º - Da Formação

a.    Beneficiários: É responsabilidade da Chefia da Seção, sendo orientada pelo diretor Técnico;
b.    Adultos: É responsabilidade da Diretoria, e dos próprios membros interessados;

Artigo 6º - Das Atividades

a.    Acampamento, acantonamentos, jornadas, bivaques, excursões, etc. de Seção:

    1.   Organização – compete ao chefe da Seção com a colaboração dos assistentes e orientação da Diretoria;

    2.    Autorização – para autorização deverá ser preparados todos os papeis com um mês de antecedência pela Chefia responsável e entregues à Diretoria Regional;

      3.    Os chefes da Seção da atividade não poderão faltar à mesma nem se ausentar no decorrer dela sem justificativas. No caso dos chefes que não participarem da programação, cabe ao Chefe da Seção decidir se ele participará da atividade ou não;

     4.    Os monitores poderão realizar atividades com sua patrulha sob a orientação e aprovação da Chefia e Diretoria.

a.    Acampamento de Grupo: É responsabilidade do Diretor Técnico com auxílio da Chefia;

b.    Das obrigações da Chefia: A Chefia de cada Seção deve entregar o plano trimestral ao Diretor Técnico, no máximo duas semanas de antecedência da aplicação.

Artigo 7º - Da Freqüência dos membros

a.    Juvenis: O membro juvenil não poderá faltar às reuniões semanais numa seqüência de 4 (quatro) semanas sem justificativas, pois será considerado abandono às atividades e implicará no cancelamento de sua matrícula;
b.    Adultos: O membro adulto não poderá se ausentar (faltar) das reuniões que lhe competem, numa seqüência de 4 (quatro) reuniões sem justificativas anterior ou ainda posterior, pois será considerado abando às atividades e implicará no cancelamento de sua matrícula;
c.    Nos dois casos acima, os membros poderão recorrer à Diretoria ou Assembléia.

Artigo 8º - Das Seções

a.    Quando a Seção for mista, teremos dois chefes de Seção, sendo um do sexo masculino e outro do sexo feminino e assistentes de quaisquer sexo, sempre procurando deixar o mais mista possível. Dando valor a co-educação. As Seções serão divididas em patrulhas/matilhas separadas por sexo, sempre equilibrando o número de patrulhas/matilhas femininas e masculinas.

Artigo 9º - Do Histórico

a.    é responsabilidade da Diretoria, pelo menos o histórico de sua vigência;
b.    Cada Seção deverá fazer durante o ano suas anotações e apresentá-las à Diretoria;
c.    O histórico deve estar atualizado em livros de registro.


Artigo 10º - Letra do Hino de Grupo

No campo ou na cidade vamos sempre estar
Avante escoteiros nossa vida é caminhar
Nossa fé e nossa Lei nos fazem ser assim
Dispostos a viver o escotismo até o fim.

Refrão:
Sempre prontos a seguir
O nosso sempre alerta!
Nós somos escoteiros de Piripiri.

Carregamos na mochila forças pra lutar
Com garra, amizade e amor no coração
O nosso objetivo é sempre ajudar
E a alegria nascerá em cada coração.

Um dia, um Velho Lobo foi quem nos sonhou
Um jovem escoteiro seus passos trilhou
O Lobo é Baden Powell nosso fundador
E Erivaldo Sandro nosso eterno monitor.

Letra e música: João Valter Ferreira Filho

Artigo 11º - Letra do Grito de Grupo

Avante, avante varonil,
Escoteiros a serviço do Brasil
Com honra, coragem, ação e lealdade
O nosso Grupo ajudará a humanidade
Entrar, sair e mágoa não deixar
Apenas servir, apenas amar
Sem desistir iremos lutar
Baden Powell a nossa lembrança,
O Escotismo a esperança
O nosso caminho aberto está
O nosso lema é participar
sem medo de perder e a vitória alcançar.

Grito elaborado a partir de uma gincana do Grupo, onde foi juntadas partes de várias propostas.


Artigo 12º - Bandeira do Grupo

Retangular, medindo 130 cm de comprimento por 90 cm de largura dividida em três listas verticais iguais, sendo as listas laterais na cor vinho e a lista central na cor verde, contendo no centro o brasão do Grupo que consta no Artigo 1º - alínea "b" deste estatuto em formato circular com fundo branco.


Artigo 13º - O presente Estatuto poderá ser alterado mediante proposta de qualquer membro do Grupo à Assembléia Geral e por ela aprovada.



Artigo 14º - O presente Estatuto entrará em vigor na data de seu registro em cartório de pessoa jurídica e revoga todas as disposições em contrário.

Seguidores